KIT GNV tudo o que você precisa saber

KIT GNV tudo o que você precisa saber

Milhões de brasileiros já nasceram com o clima de racionamento de combustíveis, alta do petróleo ou falta de gasolina. Toda crise internacional ou problema político interno impacta nas bombas e nos preços de todos os produtos.

Porém, com o Gás Natural Veicular, nossa dependência do petróleo vai diminuindo e permitindo um equilíbrio maior da economia. Você conhece o GNV?

KIT_GNV

Nós já conhecemos os efeitos de cada guerra travada no Oriente Médio ou um crise econômica profunda em países que são grandes produtores de petróleo, como a Venezuela. E como os preços são controlados por seu maior produtor, a Arábia Saudita.

Enquanto isso a Venezuela, mergulhada na hiperinflação e no caos administrativo, se distancia mais a cada dia do mercado pela incapacidade de produzir e vender.

Internamente, nossa dependência ainda é muito alta e a recente greve dos caminhoneiros mostrou isso muito bem. O resultado de tudo isso: continuaremos lidando com preços altos, sensíveis a conflitos e temperamentos.

Gás Natural Veicular (GNV): você conhece?

O GNV (Gás Natural Veicular) é um combustível gasoso composto predominantemente por metano e formado e encontrado nas rochas porosas do subsolo, na mesma região onde encontramos o petróleo. Ao ser usado como combustível, a queima do GNV é a mais limpa dentre os combustíveis que usamos atualmente.

Em 1996 o Governo autorizou o uso do GNV como fonte de combustível em todos os veículos, de transporte de passageiros e de cargas e regulamentou a produção, a homologação e as especificações técnicas do Kit GNV.

Desde então, o GNV cresce cada vez mais em popularidade com os brasileiros. Para termos uma ideia, foi registrado um aumento de 65% na procura pelos Kit GNV no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2017 em relação ao primeiro – isto ajuda bastante no aumento de postos que ofereçam o GNV.

Quais os benefícios do Gás Natural Veicular (GNV)?

São muitos e grandes os benefícios do GNV na vida das pessoas e da sociedade:

O Gás Natural Veicular é o combustível mais econômico

Com um metro cúbico de GNV é possível rodar 13 quilômetros, bem mais que os 7 quilômetros em média com o etanol – e igualmente vantajoso em relação à gasolina.

É uma diferença considerável que em muitos casos pode chegar a 65% quando comparamos o GNV e a gasolina.

E enquanto a gasolina subia de preço por conta do desabastecimento na recente greve dos caminhoneiros, o GNV mantinha não só o preço como a oferta , pois é transportado, na grande maioria, por rede de canalização até os postos.

É importante ressaltar que, para usar o gás veicular, é preciso investir no Kit GNV. Mas este investimento se paga muito rapidamente pela economia que a diferença de combustível provoca.

O Gás Natural Veicular é o combustível mais seguro

O GNV se dissipa rapidamente no ar, reduzindo muito os riscos de explosão e incêndio. Além disto, ele é transportado por gasodutos, o que preserva a qualidade, evita os riscos que os demais combustíveis têm no transporte e reduz muito as chances de adulteração da qualidade nos postos.

O Gás Natural Veicular é o combustível menos poluente

Por ser gasoso, o processo de queima no motor é mais limpo e uniforme, reduzindo muito os resíduos jogados no ambiente. Desta forma, é o combustível que causa o menor impacto no meio ambiente.

O Gás Natural Veicular é o combustível que mais preserva o motor

KIT_GNV_Motor_Carro

A ideia de que o GNV prejudica a vida útil do motor é um mito. Na verdade, ele favorece na medida em que não é um combustível corrosivo e que não deixa resíduos nos componentes durante a queima.

Mas é importante fazer a instalação do Kit GNV em uma empresa autorizada para garantir que todas as especificações técnicas sejam cumpridas.

O Gás Natural Veicular é um combustível democrático

KIT_GNV_Abastecimento

Ao implantar o Kit GNV, o carro não fica impossibilitado de usar os outros combustíveis originais. Na verdade, o GNV torna-se uma opção – a mais econômica – e você poderá usar os outros caso não esteja abastecido de gás veicular.

Para este caso, os especialistas recomendam manter um pouco do outro combustível no tanque e no reservatório de partida a frio. Isto ajuda a manter o sistema de injeção eletrônica lubrificado para funcionar corretamente quando for necessário usar.

Kit GNV: o seu maior aliado na economia de combustível

O Kit GNV é o conjunto de alterações que são necessárias no carro para usar o GNV tanto como fonte principal quanto alternado com um ou mais combustíveis originais do veículo.

Todos os veículos podem usar o Kit GNV

Todos os carros a gasolina, etanol ou diesel podem usar o Kit GNV. Importante ressaltar que as alterações não prejudicam o uso de todo o sistema para o combustível que já existe no carro.

Na nossa página no facebook ou no Instagram voce pode acompanhar os diversos veículos que instalam kit gnv diariamente em nossas lojas: São Picapes, carros de luxo, carros importados, vans, carros de passeio, taxi, uber, etc.

O mais importante para garantir a qualidade e a segurança da instalação é procurar uma empresa instaladora autorizada pelo Inmetro. No site do instituto você encontra a lista delas.

Aqui voce pode conferir o credenciamento de cada uma das três lojas da Portorio GNV no INMETRO:

Portorio GNV Rio Comprido

Portorio GNV Gardênia/Anil

Portorio GNV Recreio

A economia de combustível é grande com o Kit GNV

O Kit GNV é o maior aliado para a economia ao usar o GNV no veículo. Por este motivo, é tão importante investir no serviço em uma oficina de qualidade como a Portorio GNV.

A economia será mais significativa quanto maior for o consumo mensal do veículo. Os taxis, carros de aplicativos e transportes de carga são os mais beneficiados pelo alto consumo e sentem rapidamente a economia.

Existe o investimento no Kit GNV que hoje está em torno de 3.900 reais. Que pode ser pago rapidamente conforme o consumo.

O importante é que, depois de pago, o Kit GNV continua sendo usado indefinidamente, gerando uma economia contínua.

A economia pode variar de 43% a 75% de desconto no IPVA, conforme o preço da gasolina e do etanol na região. E alguns estados concedem para veículos com Kit GNV.

O motor perde potência com o Kit GNV?

Existe uma perda pequena de potência nos motores que trabalham continuamente com Kit GNV, mas esta já foi bem maior.

Com os Kit GNV 5 Geração – o modelo mais atual – esta perda caiu para apenas 3% quando comparamos com o uso da gasolina.

Outro ponto positivo é o investimento tecnológico da indústria automobilística em motores cada vez mais adaptados para o melhor aproveitamento da relação com o GNV.

Quais os modelos de Kit GNV?

Existem os Kit GNV de 3ª 4ª 5ª e 6ª gerações. Atualmente a geração mais usada e com os melhores resultados é a do Kit GNV 5 Geração, porque é a que permite a menor perda de potência do motor.

É a mais recomendada nos veículos fabricados a partir de 2010.

As gerações 3 e 4 trabalham com pressão passiva do gás para o interior dos cilindros, através de uma mangueira, enquanto o Kit GNV Geração 5 trabalha com pressão positiva, com bicos pressurizados que injetam diretamente o gás. Eles são instalados em furos no coletor.

Veículos com um sistema mecânico mais delicado trabalham melhor com o Kit GNV 5 Geração pois ele se adapta melhor a falhas de ignição que o carro tenha.

Como devo comprar o meu Kit GNV 5 Geração?

Pesquise as opções de fabricante do Kit GNV na sua região. Existem ótimas marcas como a LANDIRENZO . Um item que se deve ter atenção especial é o tanque do combustível, ele deve ser de aço e sem soldas na sua fabricação.

Outro ponto é avaliar o tamanho do tanque. Alguns podem não caber no porta-malas do seu carro. Existe a opção de instalar tanques externos, por baixo do carro, que é uma opção totalmente segura, sem risco de quebras.

A instalação do Kit GNV 5 Geração deve ser regularizada no Detran do seu estado. Quem pode dar todas estas orientações é uma empresa especializada e homologada e que tenha experiência na montagens de Kit GNV Geração 5 como a Portorio GNV.

 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido muito útil para a sua decisão de instalar o Kit GNV 5 Geração em seu veículo e economizar com segurança.

Quer conhecer nossos produtos? Visite nosso site.

 

Deixe uma resposta